Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a realização de cirurgias bariátricas pelo setor privado no Brasil saltou de 46.419 em 2020 para 56.991em 2021. Esta evolução reflete um quadro desafiador tanto para pacientes afetadospela obesidade, quanto para Gestores de Saúde comprometidos em oferecer soluçõesque tragam mais qualidade de vida para seus beneficiários. Sobretudo uma situaçãoque pode ser evitada agindo preventivamente nas pessoas sob risco, em torno dehábitos mais saudáveis com impacto no seu peso por meio de conscientização.
A Oeste Saúde, tradicional operadora de Saúde da região de Presidente Prudente - SP,buscou uma abordagem inovadora para o desafio de melhorar a qualidade de vidas destaspessoas identificando antecipadamente aqueles indivíduos com alto potencial de evoluçãopara Gastroplastia; e encontrou na Inteligência Artificial da Camedics as respostas queprecisava.
Assinante da Plataforma desde 2021, a Oeste Saúde usou a funcionalidade de Predição Camedics® Pop Detector para diariamente identificar e alertar sua equipe de MedicinaPreventiva sobre aqueles beneficiários que iriam evoluir para obesidade patológica e comalto potencial para Cirurgia Bariátrica. “Até então, não tínhamos dados das pessoas queprocuravam os cirurgiões gástricos com antecedência, com a intencionalidade da cirurgia deGastroplastia.”, comenta Raquel Toledo, Enfermeira Preventiva da Oeste Saúde. Notado orecente aumento de pedidos de Cirurgia Bariátrica, a Medicina Preventiva precisava de dadosqualificados para agir. Os alertas diários da Camedics apresentaram ao time de MedicinaPreventiva da Oeste Saúde aqueles indivíduos com potencial de agravamento a tempo deque medidas corretivas no sentido de uma melhor qualidade de vida fossem postas emprática.
A abordagem precoce nestes casos permitiu a sua inclusão no Programa de Prevenção deObesidade da Operadora, onde passaram a ser acompanhados e orientados por profissionaisde Saúde no sentido orientá-los quanto a procedimentos seguros ou para tratamentos deemagrecimento que evitassem a intervenção cirúrgica. “A partir dos apontamentos daCamedics para Gastroplastia, abordamos os beneficiários com antecedência e os colocamosno programa de prevenção a obesidade. De maneira natural, conseguimos normalizar o IMCdestas pessoas”, conclui Alencar Magalhães, Gerente de Operações da Oeste Saúde. O resultado teve impacto no aumento geral de Saúde da carteira, evitando assim osprocedimentos mais invasivos. Por meio dos insights preditivos da Camedics a Oeste Saúdefoi precisa em focar naqueles que mais necessitavam de ajuda para vencer a obesidadeacessando 57 pessoas dentro de um universo de mais de 20.000 vidas. Assim, ao passo que o Brasil teve aumento de 22,7% na demanda por Cirurgia Bariátrica em 2021 segundo a ANS, a Oeste Saúde aplicando Inteligência Artificial reduziu em 30% ademanda por este procedimento. Uma conquista assistencial com resultado econômico paraa Operadora.
Parte integrante da Plataforma de IA Camedics®, a funcionalidade de Predição Camedics® Pop Detector pode ser aplicada na identificação de casos com potencial de agravamento emdiversas outras patologias além da Obesidade; já havendo casos de uso em jornadas deOncologia e Neonatal.